santa maria

Associação e UFSM assinam acordo para projeto de Memorial da Kiss

Foto: Renan Mattos (Diário)

O que deve ser e o que deve comportar o futuro memorial em homenagem às vítimas da tragédia da boate Kiss. Foi com esse objetivo que pesquisadores e especialistas em espaços de memória estiveram reunidos, nesta segunda-feira, em Santa Maria. O encontro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscou definir caminhos e apostas para o local, que irá servir como um monumento de lembrança do incêndio de 27 de janeiro de 2013, quando 242 morreram.

A professora e antropóloga Virginia Vecchioli, que contabiliza mais de duas décadas de experiência em memoriais, afirma que a ideia é que o local oportunize uma integração entre a parte física e online. Além da exposição de objetos referentes à tragédia, a ideia é contar a história dos 242 jovens no memorial: 

- Ainda que esse seja um processo em construção, vamos fazer com que se tenha, ali, a memória das vítimas. Com um QR Code, as pessoas poderiam ver desde fotos até músicas, relatos, o que as vítimas gostavam de fazer. É algo demorado, mas daria a humanização que os pais querem - diz Virgina, ressaltando que o espaço também reforçará a luta dos pais por justiça. 

Também nesta segunda, a UFSM e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) assinaram um acordo de cooperação técnica para a elaboração do projeto do memorial. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo do Estado alerta para o risco de temporal Anterior

Governo do Estado alerta para o risco de temporal

Parada de ônibus é danificada em Santa Maria Próximo

Parada de ônibus é danificada em Santa Maria

Geral